2025 foi oficialmente o melhor ano de sempre da mobilidade elétrica em Portugal, com máximos históricos em vendas e utilização da rede pública de carregamento.
A rede pública de carregamento também explodiu: em 2025 realizaram‑se cerca de 8,8 milhões de carregamentos, mais 45% do que em 2024, e o número de utilizadores ultrapassou os 474 mil, uma subida de 68%.
Com mais de 23 mil tomadas em cerca de 11 mil postos, a infraestrutura cresceu a dois dígitos e tornou o carro elétrico parte do dia a dia de muitos portugueses.
Este boom não se limita aos carros, vê‑se cada vez mais scooters elétricas e microveículos nas cidades, a ocupar menos espaço, reduzir ruído e emissões e a tornar a mobilidade urbana mais fluida.
Neste contexto, faz pouco sentido continuar preso a uma scooter a combustão para fazer percursos tipicamente urbanos de poucos quilómetros por dia.
Os veículos Silence, scooters e microcarro 100% elétricos, com baterias amovíveis, custos de utilização mais baixos e zero emissões locais, encaixam exatamente neste novo estilo de mobilidade que Portugal começou a abraçar em força em 2025.
Com mais oferta, mais apoios e mais infraestruturas, 2025 tirou quase todas as desculpas para adiar a transição para a mobilidade elétrica.
Se o país já deu o salto, a questão deixa de ser “se” vais mudar, e passa a ser “com qual Silence é que vais viver a cidade em modo elétrico”.
Se quase tudo à tua volta já está a mudar para elétrico, faz zero sentido continuares preso à bomba de gasolina.